Quiz
Recurso didático no processo ensino-aprendizagem em Odontologia
Palabras clave:
Metodolodias Ativas. Gamificação. Curso de Odontologia.Resumen
O objetivo deste estudo foi compartilhar a experência de aplicar a gamificação em forma de um Quiz, jogo
de perguntas e respostas referentes à disciplina de Endodontia III do Curso de Odontologia da Universidade
Vale do Rio Doce, na cidade de Governador Valadares--MG. A partir dessa experiência apresenta-se o desenvolvimento de uma estratégia metodológica, para revisar os conteúdos adquiridos do quarto ao sexto período, visando a consolidação dos conhecimentos teórico-práticos. De caráter exploratório, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, esse estudo abrangeu estudantes do sexto período de graduação
do curso de Odontologia. O Quiz é uma estratégia leve, agradável e divertida de avaliação e aprendizagem. Os
estudantes aprenderam de forma ativa e autônoma por meio de método ativo, o qual oferece diferentes estratégias de ensino na produção do conhecimento. Constatou-se com esse trabalho, que a metodologia ativa gamificação em forma de quiz contribuiu positivamente para o processo ensino-aprendizagem de forma inovadora, atrativa e dinâmica, pois estimula a atenção e memória do estudante. O Quiz ajudou a aumentar o interesse e concentração nas atividades, favoreceu a comunicação e aproximação entre aluos e professores, houve interação e motivação dos estudantes, incentivou o estudante a estudar, pensar, fazendo com que aprenda a matéria e as questões apresentadas. O jogo foi fortemente aceito, com feedbacks extremamente positivos dentre todos os alunos que concederam entrevista para a TV Univale.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Científica FACS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.