Ações de educação alimentar e nutricional na rede municipal de ensino de Governador Valadares (MG) durante a pandemia de COVID 19

Relato de caso

Autores

  • Ana Carolina Neves RIBEIRO
  • Débora Regina Lacerda AGOSTINHO
  • Lorena de Oliveira VALVERDE
  • Enara Cristina Silva Glória ROBERTO

Palavras-chave:

COVID-19. PNAE. Educação alimentar e nutricional. COVID 19. Alimentação Escolar.

Resumo

O conhecimento e desenvolvimento de um perfil crítico desde a infância, quanto aos hábitos e escolhas alimentares, estabelecem uma base para a alimentação adequada e saudável, destacando o ambiente escolar
como primordial para o processo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). No entanto, devido à pandemia COVID-19 e o distanciamento social, houve a paralisação das aulas presenciais. Diante disso, a equipe técnica de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (SMED/GV) produziu e-books e vídeos como estratégia para promoção da saúde, com diferentes temas relacionados à nutrição e a alimentação. Esses materiais foram divulgados através de canais de comunicação como aplicativos, rede social e televisão, para facilitar o acesso de toda a comunidade escolar. A iniciativa de criar conteúdo digital em meio à pandemia tornou-se uma ferramenta de importante disseminação de informações, visto que as ações de EAN devem ser contínuas para um
resultado mais eficaz na melhoria da alimentação e da qualidade de vida.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

RIBEIRO, A. C. N. .; AGOSTINHO, D. R. L. .; VALVERDE, L. de O. .; ROBERTO, E. C. S. G. . Ações de educação alimentar e nutricional na rede municipal de ensino de Governador Valadares (MG) durante a pandemia de COVID 19: Relato de caso. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 21, n. 28, p. 60–67, 2021. Disponível em: https://c2-wb-06.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/19. Acesso em: 30 abr. 2025.

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