A Importância da monitoria de farmacologia para o estudante de medicina e seu impacto na prática clínica
Palabras clave:
monitoria, farmacologia, educação médica, ensino superiorResumen
Métodos pedagógicos conservadores muitas vezes reforçam dificuldades relacionadas à formação de profissionais médicos capazes estabelecerem pensamento crítico e capazes de atuar de forma integrada no ambiente em que está inserido. Neste sentido, a monitoria acadêmica vem ganhando destaque como estratégia relevante facilitadora do aprendizado para beneficiar estudantes monitores no processo de ensino-aprendizagem efetivo, favorecendo a formação tanto de aluno-monitor, quanto de monitorados. O estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente durante o período de monitoria em Farmacologia visa discutir a importância da monitoria em farmacologia na formação e prática clínica de estudantes monitores do curso de medicina. A experiência relatada com a monitoria demonstra o papel de destaque dos conhecimentos relacionados à farmacologia na formação médica, além do desenvolvimento de habilidades teórico-práticas, melhoria em técnicas de comunicação e habilidades comportamentais de relacionamento, favorecendo a formação de médicos mais críticos e reflexivos, possibilitando a atuação profissional autônoma para melhor integração em equipes multiprofissionais. Assim, diante do interesse dos alunos monitorados, empenho do discente monitor sob a supervisão do professor orientador, melhorias na formação médica podem ser observadas, para uma atuação profissional mais holística e humanizada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica FACS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.