A Importância da monitoria de farmacologia para o estudante de medicina e seu impacto na prática clínica
Palavras-chave:
monitoria, farmacologia, educação médica, ensino superiorResumo
Métodos pedagógicos conservadores muitas vezes reforçam dificuldades relacionadas à formação de profissionais médicos capazes estabelecerem pensamento crítico e capazes de atuar de forma integrada no ambiente em que está inserido. Neste sentido, a monitoria acadêmica vem ganhando destaque como estratégia relevante facilitadora do aprendizado para beneficiar estudantes monitores no processo de ensino-aprendizagem efetivo, favorecendo a formação tanto de aluno-monitor, quanto de monitorados. O estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente durante o período de monitoria em Farmacologia visa discutir a importância da monitoria em farmacologia na formação e prática clínica de estudantes monitores do curso de medicina. A experiência relatada com a monitoria demonstra o papel de destaque dos conhecimentos relacionados à farmacologia na formação médica, além do desenvolvimento de habilidades teórico-práticas, melhoria em técnicas de comunicação e habilidades comportamentais de relacionamento, favorecendo a formação de médicos mais críticos e reflexivos, possibilitando a atuação profissional autônoma para melhor integração em equipes multiprofissionais. Assim, diante do interesse dos alunos monitorados, empenho do discente monitor sob a supervisão do professor orientador, melhorias na formação médica podem ser observadas, para uma atuação profissional mais holística e humanizada.
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