O lugar do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i2.837

Palavras-chave:

Psicologia e Assistência Social, políticas públicas do CRAS, Psicologia Social.

Resumo

O presente artigo apresenta uma articulação entre o preconizado pelo Ministério da Saúde - MS e a elaboração de reflexões acerca da atuação profissional conjunta do profissional de serviço social e de psicologia. Entender a atuação dos psicólogos na interface com os assistentes sociais, tornou-se o ponto de engrenagem da presente pesquisa. Por isso pretendeu-se responder quais estratégias são desenvolvidas dentro do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, pelo profissional de psicologia e de serviço social, que apoiam o desenvolvimento da autonomia do sujeito. Foram estabelecidos como escopos identificar a atuação da psicologia dentro do CRAS, por meio de publicações científicas, analisar artigos científicos que descrevem a atuação do psicólogo no ambiente do CRAS; pontuar os objetivos e considerações dos artigos selecionados; tecer uma crítica acerca do conteúdo discutido pela comunidade acadêmica, em atuações empíricas e o preconizado no guia do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP. É possível verificar que o psicólogo, dentro da unidade do CRAS, tem uma postura clínica individualizada, em contraponto no que se refere ao atendimento social e o funcionamento geral do CRAS, como principal política pública para erradicação da vulnerabilidade e pobreza no Brasil. Espera-se que mais perfis psicológicos em toda área da assistência social possam ser registrados e analisados pela comunidade científica, a fim de criar um arcabouço teórico que embase ainda mais o aprimoramento de Políticas Públicas na área e auxilie os órgãos competentes a desenvolverem métodos para garantir à população um atendimento digno e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo Conde BUENO, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Psicologia (UFMG), Mestre em Psicologia (PUC Minas), Doutor em Psicologia (UFMG). Professor de Psicologia da Unifuncesi de Itabira (MG), Supervisor Clínico-institucional do CAPS II de Itabira. Sócio proprietário e Psicólogo do Espaço Rizoma: Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico e Estudos (João Monlevade MG)

Marina Bruzzi PITOMBEIRA, FIC - Instituto Ensinar Brasil

Graduada em Psicologia (Doctum – João Monlevade MG) e Ciências Biológicas (UNILESTE Ipatinga MG), Pós-graduação Gestão em Saúde Pública e Meio Ambiente (PROMINAS). Sócio proprietária e Psicóloga do Espaço Rizoma: Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico e Estudos (João Monlevade MG).

Bárbara Aparecida Bueno COTA, FIC - Instituto Ensinar Brasil

Graduada em Psicologia (Doctum João Monlevade MG) e Pedagogia (Funcec João Monlevade MG). Trabalhadora do SUAS de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).

Tamires Torres VILELA, Espaço Rizoma: Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico e Estudos

Graduada em Psicologia (Doctum João Monlevade MG) e História (UNOPAR). Trabalhadora do SESI Nova Era (MG); Psicóloga do Espaço Rizoma: Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico e Estudos (João Monlevade MG).

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

BUENO, R. C. .; PITOMBEIRA, M. B.; COTA, B. A. B. .; VILELA, T. T. O lugar do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): uma revisão bibliográfica. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 24, n. 2, p. 35–50, 2025. DOI: 10.70159/rcfacs.v24i2.837. Disponível em: https://c2-wb-06.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/837. Acesso em: 29 abr. 2025.