Incidência da raiz suplementar no primeiro molar inferior permanente
Palavras-chave:
Primeiro molar inferior permanente, Raiz suplementar, Raiz disto-lingualResumo
O propósito deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a incidência da raiz suplementar no primeiro molar inferior permanente, além de uma análise da incidência dessa raiz em 678 primeiros molares inferiores, estocados no laboratório de Endodontia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Vale do Rio Doce — FACS/UNIVALE. Como critério de inclusão os dentes deveriam apresentar as raízes hígidas e completamente formadas. Os dentes isentos de restaurações de amálgama foram esterilizados em autoclave a 12 I Q C por 15 minutos. Para aqueles com essas restaurações, a imersão em solução de glutaraldeído por uma semana foi o método adotado. A amostra foi analisada visualmente debaixo de uma lâmpada halógena de quartzo com auxílio de uma lupa. Para análise estatística foi utilizada a análise de variância descritiva. Dos 678 primeiros molares inferiores permanentes analisados, em 1 1 (1 ,62%) foi detectada a presença da raiz suplementar (radix entomolaris). Pôde-se concluir que a terceira raiz do primeiro molar inferior permanente é uma raiz supra-numerária, está comumente localizada na posição disto-lingual e possui sempre um único canal de difícil localização devido ao seu reduzido calibre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carla Cristina Carvalho Silva, Diná Daley Gonzaga de Oliveira, Jaqueline Figueiredo Sarmento, Phillipy Silva Oliveira, Renato Fernandes Pessoa, Érika de A. M. Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.