Cuidador:
um paciente oculto
Palavras-chave:
cuidador, nível de sobrecarga, qualidade de Vida, programas de prevençãoResumo
A figura do cuidador surge, quando o paciente, acometido por uma doença crônico-degenerativa, geralmente, requer cuidados especiais, pois torna-se dependente. Pode-se definir o cuidador como "qualquer pessoa adulta e capaz, membro da família ou da comunidade, cuja principal função é cuidar de alguém que, por sua faixa etária, ou condição física e mental, é incapaz total ou parcialmente de se cuidar sozinho, provis6ria ou definitivamente. Esta revisão teve por objetivo mostrar as características s6cio-demogråficas, o nível de sobrecarga e a qualidade de Vida dos responsáveis por cuidar de indivíduos com dependência funcional. Foram selecionadas monografias, peri6dicos, e artigos científicos, consultados nas seguintes bases de dados: MedLine, Pubmed, Scielo, Lilacs, publicados de janeiro de 2000 a agosto de 2009, nos idiomas português e espanhol. A mulher aparece como cuidadora principal e a maioria dessas são donas de casa. O ato de cuidar pode gerar alterações de natureza emocional e física, o que tem trazido consequências na qualidade do cuidado e na saúde do pr6prio cuidador. Todavia é relatado, na literatura, que existe satisfação por parte dos cuidadores de indivíduos dependentes ao realizar sua função de cuidador. Considerando que cuidadores podem ser considerados pacientes "ocultos" ou "desconhecidos", esta revisão alerta para a necessidade de efetivos programas de prevenção através de uma equipe multidisciplinar, serviços de apoio e orientação, para possíveis melhorias na qualidade de Vida e saúde dos cuidadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Leal Cordeiro , Magda Galli Muniz , Mísia Raimundo e Sousa, Samilla Avelar de Castro, Sabrina Gomes de Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.