Extensão curricular intercursos
Uma experiência da Enfermagem, Jornalismo e Publicidade E Propaganda na produção de conteúdos para a comunidade
Palavras-chave:
Conteúdos midiáticos, Educação em saúde, Extensão curricular.Resumo
A extensão curricular é um processo fundamental na articulação entre ensino e realidade social, constituindo-se como um dos pilares da formação universitária, ao alinhar teoria e prática com as necessidades comunitárias, e deve ser inserida na carga horária das disciplinas de graduação. Objetiva-se apresentar ações extensionistas curriculares desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), com produção de conteúdos midiáticos para educação em saúde e recreação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à extensão curricular intercursos, realizada pelos estudantes do curso de Enfermagem: 2° período/Comunicação Terapêutica e 3° período/Saúde Coletiva 1 e Epidemiologia Especial e pelos estudantes dos 6° períodos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, nas disciplinas Produção Científica e Práticas de Extensão III, sob a orientação dos professores responsáveis. Os produtos foram gerados a partir da divisão de grupos mistos, que em momentos virtuais estabeleceram os roteiros de preparação das peças: um vídeo recreativo especial de Natal direcionado aos internos e trabalhadores da Associação Santa Luzia; posts e vídeos para o Grupo Inclusivo de Autocuidado (GIAC), além das produções sobre a hanseníase para a comunidade em geral. Utilizou-se as plataformas digitais Facebook, WhatsApp e Instagram, tanto pessoais dos estudantes e professores, quanto da Univale. A experiência possibilitou a interação intercursos, com troca de saberes experimentados nas disciplinas e sua devolutiva à comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.