Núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica
Caracterização e prática dos profissionais de educação física
Palavras-chave:
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Profissional de educação física, Processo de trabalhoResumo
O objetivo deste estudo foi identificar o perfil e aspectos do trabalho dos Profissionais de Educação Física (PEF) no NASF-AB em Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal, quantitativa. Participaram 6 PEF vinculados ao NASF-AB/GV, com experiência de 2,1 anos. Utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado, organizado em três categorias: Dados demográficos e tempo de experiência; Formação inicial e continuada e; Processo de trabalho. Os dados foram coletados em 2016 e analisados por meio de estatística descritiva. No grupo investigado 66,7% eram mulheres, com 30,2 (±3,2) anos de idade. Possuíam formação em Licenciatura; verificou-se pós-graduação lato sensu (50%) com direcionamento (50%) para a AB. O trabalho organizava-se em 40 h/sem; atendiam 5,6 (±0,8) equipes da Estratégia Saúde da Família, 1 ou 2x/sem, nos turnos matutino e vespertino. Os grupos de atividade física foram as principais ações desenvolvidas. As atividades ginásticas (47,8%), alongamentos (13,6%) e caminhada (11,4%), entre outras, acontecem em igrejas (33,3%), UBS (22,2%), clubes e escolas (11%). Palestras (45%) e eventos de campanhas nacionais foram as ações de Educação em Saúde (ES) mais frequentes. A organização do trabalho é condizente com as diretrizes nacionais, no entanto, aspectos como participação social, intersetorialidade e ES nas escolas requerem maior atenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.